Quinta-feira, 19 de Maio de 2011

PNSAC: Libertação de animais sinistrados após recuperação


Vários animais sinistrados recolhidos pelos Vigilantes da Natureza, felizmente encontram novamente o caminho para a vida na natureza onde pertencem.
No dia 24 de Maio foi dia de libertação para alguns animais com sucesso na sua recuperação. Contaram-se 3 Águias-de-asa-redonda (Buteo buteo), 2 Mochos-galegos (Athene noctua) e 1 Bufo-real (Bubo bubo) que após recolha e reencaminhamento para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Lisboa (Lx CRAS), em Monsanto, tiveram alta após alguns meses de recuperação, estando aptos para regressar à natureza.

Vamo-nos focar neste último, o bufo-real, espécie predadora de topo nos nossos ecossistemas serranos e considerada pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal como QUASE AMEAÇADO.

Este espécime foi encontrado debilitado em Serpa por um particular que o entregou ao SEPNA, sendo posteriormente encaminhado para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, cujos VNs o fizeram chegar ao LxCRAS em Monsanto para recuperação.

Passados 4 meses e tendo recuperado com sucesso (infelizmente tal não acontece com grande parte dos animais sinistrados que ingressam nos centros de recuperação), chegou a hora da sua libertação na natureza onde pertence. 

Por norma, os animais recuperados são libertados perto da área onde foram recolhidos, no entanto, devido à escassez de meios logísticos (nomeadamente viaturas), tal não foi possível. Assim sendo, optou-se por libertar o animal num habitat de ocorrência da espécie, numa zona recôndita e sem perturbação sobre a cumeada de uma escarpa (habitat preferencial da espécie) em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Esperamos que o sucesso deste exemplar de bufo-real continue, encontrando parceira para reprodução e perpetuando os genes da espécie para a posteridade, vivendo a sua vida, vivendo selvagem!

publicado por pnsac-viveatuanatureza às 19:55

link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Notícia sobre a palestra ...

. Pedreiras: Sim ou Não?

. A gralha-de-bico-vermelho...

. I BIKE TOUR

. Curiosidades sobre o símb...

. Resíduos depositados ileg...

. IV ENCONTRO DE SABERES - ...

. DIA MUNDIAL DO VIGILANTE ...

. Vigilantes da Natureza es...

. Estação de tratamento de ...

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

.mapas

.O Parque Natural

O Parque Natural

.Fauna

O PNSAC e a sua fauna

.Flora

O PNSAC e a sua flora

.Maravilhas do PNSAC

As maravilhas do nosso Parque

.Notícias do PNSAC

Notícias relacionadas com o PNSAC