Sábado, 21 de Maio de 2011

Vigilantes da Natureza estiveram presentes no "Dia Aberto" do PNSAC

O dia 4 de Maio de 2010, "Dia Aberto" no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, foi palco de diversas actividades, nas quais os Vigilantes da Natureza colaboraram ou asseguraram a sua realização.

· A Visita às Pegadas de Dinossáurios de Vale de Meios contou com um grupo de participantes que foram acompanhados pelo Engº Pedro Borges e pela Vigilante da Natureza Florbela Silva, acção que decorreu a partir das 15 horas.

· A Visita ao CISGAP (Centro de Interpretação Subterrâneo - Gruta Algar do Pena) teve 15 Visitantes no dia 4 de Maio (com diferentes proveniências) e 60 Visitantes Seniores provenientes do Concelho de Santarém em articulação com a autarquia. Esta actividade foi acompanhada pelo Espeleólogo Olímpio Martins e pelo Vigilante da Natureza Alcides Ribeiro.

· O Atelier de Educação Ambiental - Observação e Anilhagem de Aves decorreu no Arrimal, para 57 alunos e 4 professores do Agrupamento de Escolas do Arrimal (1º Ciclo) e foi instalado um pequeno atelier de trabalho no Parque de Campismo Rural daquela localidade. O acompanhamento foi efectuado pelos Vigilantes da Natureza António Frazão, Francisco Barros, Gabriel Simões e José Oliveira. E o apoio da Drª M. João Dias.


· O Atelier de Educação Ambiental - À descoberta do Rio Lena teve a presença de cerca de 15 participantes, abrangendo alunos da Escola Secundária de Porto de Mós, elementos da Câmara Municipal e da Empresa Valorlis. A acção foi acompanhada pela Drª Maria João Dias, Directora da Ecoteca de Porto de Mós.

· “Workshop – Contributos para a revisão da Carta de Desporto de Natureza do PNSAC – CDN PNSAC”
No âmbito do “Dia Aberto no PNSAC”, subordinado ao tema “Cidadania e Consumo”, decorreu no final do dia 4 de Maio, o “Workshop – Contributos para a revisão da Carta de Desporto de Natureza do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros – CDN PNSAC”.
Publicada em 2004 pela Portaria nº 1465, de 17 de Dezembro, a CDN PNSAC teve neste 1º Workshop o arranque para a sua revisão, tendo sido convidadas a participar as Juntas de Freguesia, Associações, Clubes e Estabelecimentos de Ensino Superior integrados na área do PNSAC. Neste seguimento está prevista para Junho, a realização do 2º Workshop, mas desta vez dirigido às Câmaras Municipais, Empresas de Animação Turística, Empreendimentos Turísticos, Entidades de Turismo, Federações e demais entidades em razão de matéria.
Do universo anteriormente referido estiveram representadas neste 1º Workshop, 10 entidades, num total de 17 pessoas, as quais deram o seu melhor contributo para a revisão da CDN; após uma breve apresentação da actual CDN, constituiram-se dois grupos de trabalho com o objectivo de realizarem uma análise SWOT desta. Da análise final, sobressairam como um dos PONTOS FORTES assumido por unanimidade, a existência da própria CDN e do que ela implica e implicou desde a sua construção e como um dos PONTOS FRACOS mais referidos, a falta de divulgação da mesma.
Porque se tratava de comemorar o 31º aniversário do Parque Natural das Serras de Aire e Cendeeiros, durante o lanche-mostra de alguns produtos locais, não faltou o bolo e o apagar das velas envolvendo todos os presentes.

publicado por pnsac-viveatuanatureza às 17:22

link do post | comentar | favorito

.pesquisar

 

.Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Notícia sobre a palestra ...

. Pedreiras: Sim ou Não?

. A gralha-de-bico-vermelho...

. I BIKE TOUR

. Curiosidades sobre o símb...

. Resíduos depositados ileg...

. IV ENCONTRO DE SABERES - ...

. DIA MUNDIAL DO VIGILANTE ...

. Vigilantes da Natureza es...

. Estação de tratamento de ...

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

.mapas

.O Parque Natural

O Parque Natural

.Fauna

O PNSAC e a sua fauna

.Flora

O PNSAC e a sua flora

.Maravilhas do PNSAC

As maravilhas do nosso Parque

.Notícias do PNSAC

Notícias relacionadas com o PNSAC
Em destaque no SAPO Blogs
pub