Terça-feira, 2 de Novembro de 2010

Insectos, morcegos e aves atraídos pelas turbinas eólicas


alt

A cor das turbinas eólicas, a maioria pintadas de branco ou cinzento, atrai insectos e, por consequência, os morcegos e as aves que deles se alimentam, revela hoje um estudo que explica assim a razão da mortalidade destes animais por aquelas estruturas.

“Tem-se pensado que os insectos possam ser atraídos para as turbinas eólicas por alguma razão e que, por sua vez, isto possa atrair espécies insectívoras, como as aves e morcegos, na sua busca por alimento”, explica Chloe Long, da Universidade britânica de Loughborough, à BBC.

Os cientistas estudaram quantos insectos eram atraídos por um determinado padrão de cores, incluindo o branco, cinzento claro e escuro, azul, vermelho e roxo. “A nossa maior descoberta neste estudo foi que a cor da turbina pode ter um impacto significativo na atracção dos insectos, tanto de noite como de dia”, explicou à BBC Chloe Long.

Entre os insectos mais atraídos estão os mosquitos, moscas, traças e borboletas. A cor menos atractiva foi o roxo. Mas isso não implica que todas as turbinas sejam pintadas dessa cor, advertem os investigadores; implica, isso sim, que alterar a cor de uma turbina pode ter um profundo impacto no número de insectos que atrai e, por consequência, o número de aves e morcegos que os seguem.

O estudo também concluiu que os componentes infravermelhos e ultravioleta nas cores da tinta, que os humanos não conseguem ver mas os insectos sim, também têm um impacto significativo, com os níveis mais elevados a atrair mais insectos. “Se a solução fosse tão simples como pintar as torres eólicas de uma cor diferente, isso poderia ser uma estratégia de mitigação eficiente”, disse Long. Mas a verdade é que existem outros factores a considerar, como o calor que é gerado pelas turbinas

Agora, Long e os colegas James Flint e Paul Lepper publicaram um artigo na revista European Journal of Wildlife Research sobre a atracção dos insectos pelas turbinas, nomeadamente a influência da cor da tinta das torres eólicas.

 

Fonte:Revista Super Interessante e jornal Público

publicado por pnsac-viveatuanatureza às 15:22

link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Notícia sobre a palestra ...

. Pedreiras: Sim ou Não?

. A gralha-de-bico-vermelho...

. I BIKE TOUR

. Curiosidades sobre o símb...

. Resíduos depositados ileg...

. IV ENCONTRO DE SABERES - ...

. DIA MUNDIAL DO VIGILANTE ...

. Vigilantes da Natureza es...

. Estação de tratamento de ...

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

.mapas

.O Parque Natural

O Parque Natural

.Fauna

O PNSAC e a sua fauna

.Flora

O PNSAC e a sua flora

.Maravilhas do PNSAC

As maravilhas do nosso Parque

.Notícias do PNSAC

Notícias relacionadas com o PNSAC